Miles Davis - Bitches Brew
Bitches Brew é um álbum de estúdio do musico de jazz Miles Davis, lançado em Abril de 1970, a Columbia Records. O álbum continuou suas experiências com instrumentos elétricos caracterizado previamente em seu aclamado In a Silent Way álbum. Com o uso destes instrumentos, como o piano elétrico e violão, Davis rejeitando ritmos de jazz tradicionais em
favorece experiências ,como rock e jazz fusion.
Bitches Brew foi o primeiro disco de ouro, vendendo mais de meio milhão de cópias. Após a liberação, ele recebeu uma resposta mista, devido ao estilo pouco convencional do álbum e ao som revolucionário. Mais tarde, Bitches Brew ganhou reconhecimento como um dos maiores álbuns de jazz e um progenitor do jazz rock, gênero, bem como uma grande influência nos músicos de rock e funk. Em 1998, a Columbia Records lançou The Complete Bitches Brew Sessions, um quatro disco-Box, que incluiu o álbum original, bem como as sessões de estúdio de fevereiro de 1970.
A sessão de gravação ocorreu em 30 de Columbia Street Studio, ao longo de três dias em agosto de 1969. Davis chamou alguns músicos de estúdio para a gravação em prazo muito curto. Algumas peças em Bitches Brew foram ensaiadas antes das sessões de gravação, mas em outras vezes os músicos tinham pouca ou nenhuma idéia do que estavam a gravar. Uma vez no estúdio de gravação, foram dadas apenas algumas instruções para os músicos : um tempo de contagem, alguns acordes e uma pitada de melodia , e sugestões a respeito de humor ou de tom. Davis gostava de trabalhar desta maneira, ele pensou que forçou os músicos a prestar muita atenção um ao outro, ao seu próprio desempenho, ou sugestões de Davis, que poderia mudar a qualquer momento. Em momentos mais calmos de "Bitches Brew", por exemplo, a voz de Davis é audível, dando instruções para os músicos: estalar os dedos para indicar tempo, ou, em seu sussurro distintivo, dizendo: "Mantenha-o apertado" ou dizendo músicos quando solar.
Bitches Brew foi também pioneiro na aplicação do estúdio como um instrumento musical, com pilhas de edições e efeitos de estúdio que eram parte integrante da música. Miles e seu produtor, Teo Macero, usou o estúdio de gravação em formas radicalmente novas, especialmente na faixa-título ia faixa de abertura, "Pharaoh's Dance". Havia muitos efeitos especiais, como laços de fita, atrasos fita, reverb câmaras e efeitos de eco. Através da edição de fita intensiva.
Embora Bitches Brew foi de muitas maneiras revolucionário, talvez o seu ponto mais importante foi inovação foi rítmica. A secção rítmica para esta gravação consiste de dois baixistas (um tocando baixo, o outro double bass), 2-3 bateristas , 02:58 piano elétrico e um percussionista , tocando todos ao mesmo tempo. Conforme Paulo Tanner, Maurice Gerow, e David Megill explicaram ", como grupo de rock, Davis dá a secção rítmica um papel central no conjunto de atividades da O uso de tal ritmo de grande parte e oferece solistas de largura, mas ativas extensões para os seus solos”.
Tanner, Gerow Megill e ainda explicar que.
"A harmonia usada neste movimento de gravação muito lentamente e função de forma modal e não tonal em uma forma mais típica do jazz mainstream... As harmonias estáticas e coletivo embelezamento seção rítmica criar uma arena muito aberta para a improvisação. Os fluxos resultado musical do básico padrões de rock hard bop texturas e, às vezes, até mesmo as passagens que são mais característicos de free jazz . "
Conclusão: O álbum mais importante do Miles Davis ajudou a moldar dois novos estilos foi um marco para a musica tanto nas inovações de estúdio, como no próprio jazz o interessante do Bitches Brew é como ele tem influencias de estilos com rock, free jazz e até fusion trazendo uma atmosfera completamente nova e saindo dos parâmetros que sempre fizeram parte do jazz.
Destaques:
Não a destaques o álbum é dividido em quatro cds , é uma completa obra prima e para quem gosta de jazz.
Ficha técnica:
"Bitches Brew"
"John McLaughlin"
"Sanctuary" (Wayne Shorter)
Gravado Studio B Columbia, New York City agosto 19, 1969
Miles Davis - trumpet
Wayne Shorter - soprano saxophone
Bennie Maupin - bass clarinet
Joe Zawinul - electric piano - Left
Chick Corea - electric piano - Right
John McLaughlin - electric guitar
Dave Holland - bass
Harvey Brooks - electric bass
Lenny White - drum set - Left
Jack DeJohnette - drum set - Right
Don Alias - congas
Juma Santos (credited as "Jim Riley") - shaker , congas
On "John McLaughlin" omit Brooks, Shorter and Davis
On "Sanctuary" omit Maupin, Brooks and White
"Spanish Key"
"Pharaoh's Dance" ( Joe Zawinul )
Recorded Columbia Studio B, New York City August 21, 1969
Miles Davis - trumpet
Wayne Shorter - soprano saxophone
Bennie Maupin - bass clarinet
Joe Zawinul - electric piano - Left
Larry Young - electric piano - Center
Chick Corea - electric piano - Right
John McLaughlin - electric guitar
Dave Holland - bass
Harvey Brooks - electric bass
Lenny White - drum set - Left
Jack DeJohnette - drum set - Right
Don Alias - Congas
Juma Santos (credited as "Jim Riley") – Shaker
"Miles Runs the Voodoo Down"
Recorded Columbia Studio B, New York City August 20, 1969
Miles Davis - trumpet
Wayne Shorter - soprano saxophone
Bennie Maupin - bass clarinet
Joe Zawinul - electric piano - Left
Chick Corea - electric piano - Right
John McLaughlin - electric guitar
Dave Holland - electric bass
Harvey Brooks - electric bass
Don Alias - drum set - Left
Jack DeJohnette - drum set - Right
Juma Santos (credited as "Jim Riley") – congas
"Feio" (Wayne Shorter)
Recorded Columbia Studio B, New York City January 28, 1970
Miles Davis - trumpet
Wayne Shorter - soprano saxophone
Bennie Maupin - bass clarinet
Joe Zawinul - electric piano - Left
Chick Corea - electric piano - Right
John McLaughlin - electric guitar
Dave Holland - electric bass
Billy Cobham - drum set - Left
Jack DeJohnette - drum set - Right
Airto Moreira - percussion and cuica
Production
Teo Macero – producer
Frank Laico – engineer (August 19, 1969 session)
Stan Tonkel – engineer (All other sessions)
Mark Wilder – mastering
Mati Klarwein – cover painting
Bob Belden, Michael Cuscuna – reissue producer
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